27 September 2014

Villa Eilenroc

Aproveitando o fim-de-semana das Jornadas do Património, no sábado 20 de Setembro, fomos visitar uma mansão famosa aqui no Cap d'Antibes - a Villa Eilenroc. Esta mansão foi mandada construir pelo holandês ex-governador das indias holandesas, Hugh-Hope Loudon, entre 1860-1867, uma altura em que já era muito chique para a socialite do norte da Europa vir passar os invernos à Riviera francesa. O nome dado a este casarão é o anagrama do nome da esposa do senhor, Cornelie.

A propriedade foi depois passada de familia em familia até aos ultimos proprietarios, o casal Beaumont (americanos), que em 1982 doou o espaço à Vila de Antibes com a condição de se criar uma fundação destinada a geri-la e mantê-la aberta ao publico.

Shirley Temple segurando um diamante da Senhora Beaumont, que possuia um grande fortuna em joias
A casa tem algum terreno à volta onde foram criados diferentes jardins: japonês, aromático, um roseiral, e muito espaço selvagem. Plantada à beira do Mediterrâneo, consegue-se avistar outras mansões do Cap d'Antibes. À sua volta passa o Caminho pedestre que se inicia na La Garoupe e termina no extremo desta propriedade. 

Vista para o caminho pedreste do Cap d'Antibes                                                        
                         
Jardim japonês                                         
                              
 No roseiral

No "mato", onde fomos atacados por melgas ;-) 

O descanso matinal

No comments: