27 February 2011

Prova de vinhos



Já lá dizem os ditados "Em Roma, sê romano" e "Se não os consegues vencer, junta-te a eles". Os vinhos portugueses são os NOSSOS vinhos portugueses, e melhor não há. Mas uma vez que estamos em França, há que provar os tão famosos elixires desta terra e dar o benefício da dúvida.

Através da empresa do Nuno, fomos então a uma sessão de prova de vinhos de montanha acompanhados dos queijos franceses mais adequados. Este tipo de evento é regularmente promovido na Amadeus, sempre com um tema diferente, onde se aprende a arte do enólogo, analisar a cor e o brilho do vinho, o cheiro e o sabor. Neste caso foram 5 vinhos de montanha e 5 queijos diferentes.

Foi uma experiência interessante e bastante enriquecedora, que dá jeito no dia-a-dia quando se recebe convidados em casa, ou até mesmo a sós, para quem aprecia um bom vinho.



Aqui ficam os conjuntos de vinho e queijo selecionados para esta sessão, onde aprendemos o valor do contraste entre os sabores (vinho / queijo). Jura é uma zona de França onde se produzem vinhos com um sabor muito... particular.
- Roussete de Savoie (branco)/ Chèvre (cabra)
- La Mailloche (branco, Jura) / Brie Savarin
- Les Bruyères (branco, Jura) / Comté
- Mondeuse (tinto) / Parmesão
- Domaine de Bellivière (tinto) / Pavin d'Auvergne

Foi engraçado verificar como tanto francês se interessa por conhecer os vinhos. Quando digo isto não é como em Portugal, que homem que é homem (e às vezes mulher, também) tem a sua vinhaça de eleição. Não, aqui é diferente! O pessoal interessa-se em bem saber identificar as cores, os sabores, as castas, qual o tipo de refeição (carne, peixe, massa, queijo, sobremesa) que vai melhor com determinado vinho. Parece o hobby de todos os franceses. É realmente cultural!

No entanto, os vinhos escolhidos para esta sessão não nos convenceram assim muito, à excepção do primeiro. Bebem-se, mas nada bate um Quinta da Aveleda, um Cabriz ou um Esporão. E para quem não sabe, o nosso vinho do Porto é bastante apreciado em França, sendo um aperitivo usual e até utilizado em diversas receitas culinárias.

1 comment:

Unknown said...

O que eu dava por um copo de vinho! Por agora, contento-me com o queijo! ;)