Toulouse é uma cidade do sudoeste de França, chamada a vila rosa devido à cor dos tijolos usados na construção dos prédios, uma influência da proximidade à vizinha Espanha. Os nossos amigos franceses, Elise e Julien, mudaram-se para aqui há já alguns meses (o Julien já cá estava há 2 anos, mas finalmente este ano, a Elise conseguiu juntar-se a ele), e desde que viémos da nossa mega-lua-de-mel tínhamos em mente fazermos-lhes uma visitinha.
Agendada há já algum tempo, esta viagem esteve em risco de não ser feita, nos dias anteriores à partida, devido à vaga de frio que se fez sentir em França (e também no resto da Europa) e possível ocurrência de neve pelo caminho. No entanto, sexta-feira, dia 3 de Dezembro saímos um pouco mais cedo do trabalho e fizémo-nos à estrada durante 6h. Embora tenhamos chegado tarde, havia muita conversa a pôr em dia, pelo que um bom rosée servido nos copos que lhes tínhamos oferecido aquando da sua partida da Côte, ainda nos acompanhou pela noite dentro.
Sábado custou a levantar, mas como previam bom tempo, havia que aproveitar a luminosidade para passear na cidade de Toulouse e provar as suas especialidades, claro. O almoço de Cassoulet deu praticamente para o resto do dia, mas mesmo sem fome, ainda bebemos um chocolate quente feito com a verdadeira barra de chocolate. O mercado de Natal da praça principal, onde se encontra o Capitolium, já tinha aberto as suas barraquinhas, dando um encanto mais especial àquela zona. Espalhadas pelo centro antigo encontram-se variadas igrejas e catedrais magníficas, pelo que a vista do topo das Galerias Lafayette para os telhados da cidade é algo de soberbo, ainda para mais, acompanhada dos Pirinéus lá ao fundo.
Tivémos ainda o privilégio de comer pizza feita pelo Vencedor Mundial da especialidade! E, no domingo, aproveitámos para fazer umas comprinhas de produtos regionais no mercado perto de casa dos nossos amigos. O Julien, embora tivesse partido cedo para o seu jogo de rugby (desporto-rei naquela zona de França), ainda chegou a tempo de se despedir de nós. A la prochaine!
No comments:
Post a Comment