08 December 2010

Genova



Desde que cá chegámos que tínhamos em mente fazer uma pequena viagem a Génova. Eu, como já a tinha visitado, gostava de mostrar que aquela cidade portuária é muito mais do que isso, e que consegue ter um encanto especial para lá da imagem que os italianos normalmente fazem passar. Primeiro, come-se bem! Segundo, aquelas ruelas apertadinhas fazem lembrar Lisboa! Terceiro, a zona costeira, para além dum porto, é também um lugar turístico com diversas exposições e bares e esplanadas para qualquer um disfrutar. E quarto: é Itália!




Infelizmente esteve de chuva neste fim-de-semana, mas ainda assim, eu, o Nuno e o João bem que aproveitámos o melhor desta cidade. O Bed&Breakfast escolhido pelo João ficava muito bem localizado e não tivémos qualquer problema em deixar o carro estacionado gratuitamente. Usámos o metro e o autocarro para nos deslocarmos na cidade por causa da chuva, mas também andámos muito a pé, pois o centro histórico faz-se bem a andar.



Começámos bem no sábado com a focaccia a meio da manhã, depois passámos na movimentada Piazza de Ferrari para dar um saltinho ao berço de Cristóvão Colombo. Almoçámos no centro antigo num restaurante todo fashion, onde comemos a melhor lasagna de pesto e sopa genovesa de sempre! Continuámos pelo Palazzo Ducale, em cuja praça se encontrava uma feira de ciência, pelo que pudemos ainda aprender umas coisas.



Como tínhamos um bilhete combinado de transportes, e o tempo estava a ficar feio, depois de termos dado uma voltinha no porto, decidimos apanhar o barco turístico que nos levou a Pegli e de volta a Génova. Nessa noite, aproveitámos ainda o típico aperitivo, onde se paga uma determinada quantia por uma bebida e se pode petiscar do que estiver exposto. Após uma caipirinha muito má e os jogos do Inter e da Juventus, vistos lá no bar, fomos então até às ruelas onde se passa a acção nocturna, do estilo Bairro Alto, com o pessoal todo nas ruas a conversar e a beber.



Domingo, com o tempo mais agreste, fomos passar a manhã no famoso Aquário de Génova. No entanto, para quem vem da cidade do Oceanário, este aquário fica-se apenas pela fama, embora tenha sido uma manhã engraçada e stressante, fez-nos exclamar "Ainda não estamos preparados para ter miúdos!!!". Tivémos ainda o prazer duma refeição de pizza e risotto, claro está, logo seguida por uma passagem em Boccadasse, uma zona piscatória que faz lembrar uma das vilas de Cinqueterre, para beber o cappuccino.





No regresso debaixo de chuva, aproveitámos para descobrir Castellereto, uma vila lá no alto com uma vista espectacular, mas que como já era de noite, não deu para aproveitar ao máximo! Fica para a próxima... ciao foquinha!!



No comments: