30 August 2010

Souterrata



Nesta região existem 8 Vias Ferratas:
- Demoiselles de Castagnet (Puget-Théniers)
- La Traditionelle (Auron)
- Baus de la Frema (Colmiane)
- Canyons de Lantosque (Lantosque)
- Les Hérétiques (Tende)
- La Ciappéa (La Brigue)
- L'Escale (Peille)
- Via Souterrata (La Moulière)

Excetuando "La Traditionelle", que está fechada, só me faltava fazer a Via Souterrata. E já está, a lista está finalmente completa! Eramos um grupo de 7 pessoas, mas a Ritinha acabou por não fazer porque.... porque... era a descer. Pois, foi isso, se fosse a subir ela fazia, mas como era a descer ela achou que não era desafio suficiente para ela ;-)



Para relembrar, a Via Ferrata é uma espécie de escalada mas em que os apoios são fixos na rocha, sendo mais fácil que a escalada normal. A Via Souterrata é uma Ferrata numa gruta, para a qual precisamos de equipamento especial e lanterna. No interior da gruta as paredes são muito húmidas, o chão está por vezes cheio de lama e se não tivermos lanternas... não se vê absolutamente nada!



Entramos na gruta logo na vertical, descendo cerca de 25m. A este nível podemos aceder a uma galeria com o nome Galeria do Lago, pois está cheia de água no Inverno (talvez por isso só seja possivel fazer esta Ferrata no Verão...). A continuação do percurso faz-se caminhando até que se passa por uma "ponte de macaco", seguida pela Galeria Jurassic Parc (por onde temos que rastejar) e finalmente temos de passar por uma ponte de 30m suspensa a 40m de altura. No fim é só caminhar e rastejar mais um pouco e fazer a última súbida vertical para sair da gruta (sempre a trepar!).





De volta à superfície, a Rita juntou-se a nós e fomos todos fazer o maior slide da Côte d'Azur: 400m sempre a deslizar!! Depois foi só tirar as roupas imundas e beber uma jolas para compensar o esforço! :-D



No comments: