01 June 2009

Cinque Terre

O tempo passa cada vez mais depressa e já estamos em Junho. Depois de um mês de Março sem parar entrámos em modo relax (tanto quanto possível) em Abril. E isto porque sabiamos que Maio seria novamente "a doer" com duas semanas de férias que acabam hoje. Mas sobre isso falamos depois...



Dia 8 de Maio é feriado em França em comemoração pela vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, fomos "obrigados" a organizar mais uma pequena viagem, desta vez partimos dia 7 à noite, depois do trabalho em direcção a Sarzana, perto de La Spezia, em Itália. A ideia era visitar a zona das Cinque Terre e algumas das principais vilas dessas região, como Portovenere e Portofino. Ah! Fomos de carro os 5 "do costume": nós, o Johnny, o Hugo e a Anne.


A Rita é que tratou de organizar mais esta escapadela e assim abrimos a época de campismo deste ano. Ficámos duas noites num parque de campismo em Sarzana onde todos dizem ter passado uma difícil primeira noite de sono. O barulho das águas do rio foi o principal contribuinte para uma noite mal dormida. A segunda noite foi mais fácil porque o cansaço era maior ;)


O circuito das 5Terre (Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore) pode e deve ser feito de comboio, uma vez que cada vila tem uma estação. Apanhámos o comboio em direcção a Monterosso al Mare, a vila mais a norte de entre as 5. É uma pequena vila composta pela parte antiga e a parte nova separadas por um túnel. Esta vila é um destino de eleição no Verão e fica rapidamente cheia de turistas. Em 1948 foi retirada do circuito das 5Terre sendo considerada muito grande para fazer parte do circuito. Foi re-integrada em 1949.


Não passámos muito tempo em Monterosso e seguimos de comboio para Vernazza. Mantém-se como uma das verdadeiras vilas piscatórias da Riviera italiana. É uma vila muito bonita com uma pequena praia no interior do porto. Tem a particularidade de não ter tráfego automóvel no seu interior. Quem vai de carro é obrigado a deixá-lo no único parque de estacionamento que existe à entrada da vila.





E a partir daqui começou a caminhada. A viagem pode ser feita de comboio, mas na verdade deve ser feita a pé. A distância entre cada vila é relativamente curta e pode ser feita a pé. De Vernazza para Corniglia foi o que fizemos. O percurso habitual estava fechado para obras, mas não estavamos muito virados para desistir e lá conseguimos encontrar um percurso alternativo pelo meio do monte. Com o calor que estava foi uma verdadeira prova de esforço e resistência, mas não fomos os únicos! Ao contrário das outras vilas, Corniglia não fica junto ao mar mas sim no topo de um promontório a 100 metros de altura. A vila é característica pelas suas ruas estreitas e por um terraço de pedra a partir do qual é possivel ver as outras quatro vilas que compõem as Cinque Terre.



Depois de um descanço merecido continuámos a pé para Manarola, a segunda mais pequena e a mais antiga das cinco vilas (terras). No dialecto Manarolese, o nome Manarola vem de "Magna roea" que significa Grande Roda, em referência à roda de moínho que existe no centro da vila. As duas principais actividades desta vila, para além do turismo, são a pesca e a produção de vinho. A principal atracção turística é o caminho pedestre que une esta vila com a seguinte. Este percurso tem o nome de "Via dell'Amore" e foi por aí que continuámos...




A via do amor vai desembocar a sul em Riomaggiore, a última das cinco terras no sentido Norte-Sul. Esta vila é conhecida por ter uma ou duas ruas onde as pessoas se encontram e socializam, mas o local principal para a vida nocturna é o Bar Centrale. Em Riomaggiore demos finalmente um mergulho no porto antes de regressarmos a Sarzana.



No dia seguinte o plano era de visitar Leirici, Portovenere e Portofino na viagem de regresso a casa. Para resumir, Leirici é uma vila muito bonita com uma extensa marina. Portovenere é uma vila junto ao mar muito simpática e calminha. Portofino é um antro de ricos em que uma hora de estacionamento custa 5 euros!


Leirici


Portovenere


Portofino

E pronto, no domingo de manhã ainda fui fazer mais uma Via Ferrata e depois relax e preparação para a primeira aventura asiática.

1 comment:

teviluz said...

Xiiii!! Isto traz-me recordações! Fiz o trilho das Cinque Terre a pé no final do meu ano de erasmus!! :-) É lindo, verdade? bjs!