25 November 2008

Primeiro fds surpresa - Camargue!



No fim-de-semana de 15&16 Novembro realizou-se o primeiro fim-de-semana surpresa. Ora o que é isto de fds surpresa? Ideias do nosso amigo Fiúza!! Isto de passear e visitar locais so por si já não tem piada...e que tal cada um de nós ser responsável por organizar um fds, não dizer a ninguém o destino, mesmo quando já se estiver dentro do carro, e só quando se chegar ao local é que se percebe? Pois bem, eu candidatei-me a organizar o primeiro fds desta espécie.


Partimos sábado de manhã, eu, o Nuno, o Fiúza, a Anne e o Hugo, em direcção a Ste Maries de la Mer, na região da Camargue. Pelo caminho, entre os vários braços do delta do rio Ródano, tivemos o privilégio de observar cavalos brancos, touros, flamingos e outras aves típicas desta zona. Depois de uma visita à distinguida igreja da vila, lá fomos com o farnel às costas almoçar nas dunas da praia...e não é que afinal até existem, por estas bandas, praias com um areal de perder de vista? Molhámos o pezinho, mas o banho ficou prometido para o Verão!



Após este encontro com a natureza, dirigimo-nos a Nîmes, uma antiga cidade romana que ainda apresenta muitos vestígios desse povo. Ficámos muito bem impressionados com esta cidade, onde pudemos dar um passeio agradável pelos Jardins de la Fontaine, passando pelo Templo de Diana (o quê, pensavam que era só em Évora?) em direcção à Tour Magna, para ter uma vista soberba sobre a cidade. Ainda antes de jantar, passeámo-nos nas antigas ruas da cidade descobrindo outros tesouros como a Maison Carré, a Catedral, a torre do relógio e a Baixa cá do sítio, isto é, lojas (para aquecer o corpinho pois às 17h ja é noite)! Ao jantar, claro que não podia faltar um bifinho de touro acompanhado com um vinho da região :-)


Dormimos no F1...não, não é o carro...são uns hoteis low-cost modernos que existem em França. E na manhã seguinte, lá visitámos o Coliseu (acompanhados de rádio-guia) e outras belas igrejas. Já que ali estavamos, percorremos mais uns Kms a Norte e avistámos a Pont du Gard, um aqueducto que abastecia a cidade.


E no fim veio, então, o docinho da viagem: visita ao Museu e Loja Haribo, com direito a gomas! Haribo é uma marca alemã de gomas, sendo as mais conhecidas as gomas em forma de ursinho. Sabendo que existem uma fábrica e museu destas guloseimas ali perto, não podiamos deixar passar sem lá ir. E assim terminou este primeiro fim-de-semana surpresa. O proximo, embora ainda sem data marcada, será organizado, provavelmente pela Anne.

No comments: