Hoje apetece-me escrever...escrever qualquer coisa...qualquer coisa que não seja relatar viagens ou aventuras...simplesmente contar o que se desenrola no meu dia-a-dia! Para quem não sabe, se tudo correr bem, em Agosto irei começar a trabalhar em part-time numa farmácia em Nice. É óptimo para começar, pois o atendimento ao público numa língua estrangeira, e não se sendo um aluno de intercâmbio (em que há menos responsabilidade) impõe um certo receio. Assim, começando em part-time sempre dá para me ir habituando e ganhando prática, para a seguir poder estar ao balcão a tempo inteiro. No entanto, necessito de um documento que terei de obter em Lisboa...só espero que este tipo de burocracia não leve mais tempo do que o normal :P
De momento, frequento um outro curso de francês, mas desta vez gratuito. São 100h num Atelier de Formação em Nice, que consegui através da inscrição numa associação para procura de emprego. Faço 12h semanais, dando-me tempo para continuar a ir à farmácia aqui perto de casa. É bom voltar a ter este contacto com os medicamentos, os sintomas, as pessoas, e voltar a saber o que aconselhar em determinadas situações, mas desta vez num diferente tipo de funcionamento de farmácia. Sabiam que em França, as receitas vão diariamente (em papel, e electronicamente) para a Segurança Social, para que ao fim do mês o dinheiro das comparticipações seja devolvido à farmácia? Para quem não sabe, as farmácias em Portugal esperam cerca de um ano (se calhar até mais, corrijam-me por favor se estiver errada) para receber esse dinheiro. O modo de receitar também é diferente, pois os médicos receitam a posologia e o tempo de duração do tratamento, tendo o farmacêutico de dispensar, de cada vez, as embalagens necessárias para apenas 1 mês de tratamento. Cá, cada pessoa tem a sua Carte Vitale com um chip contendo o seu historial médico...sei lá, há muitas coisinhas diferentes do funcionamento de uma farmácia portuguesa!
E hoje, chega o Miguel Farinha (mano da Sara, que aparece num dos primeiros posts de Janeiro)...parece que vem em reforço do sexo mais fraco cá em casa. É que desta vez as mulheres estão em maioria...e vão continuar ;)

1 comment:
Ena mori, desabafas muita bem! Mais uma razão para eu gostar muito da tu!
Beijas Gands do outro lado da mesa :)
Post a Comment