Paris, a cidade das luzes. Depois da ida a Copenhaga em Março voltámos a tirar férias mas desta vez a sério! Queremos com isto dizer que até deu para descançar e relaxar :) Ficámos em casa dos meus tios nos arredores de Paris. Foi a primeira vez que eu e a Rita lá fomos juntos, já tínhamos ambos visitado a cidade anteriormente mas cada um por si. Por isso, e porque é para mim a cidade que mais vezes visitei, tentámos arranjar um plano de visita diferente.
A viagem começou no dia 8 de Maio, 3ªfeira, feriado em França pela vitória na 2ªGuerra Mundial (1945). O tio Zé e o primo Phil foram buscar-nos ao aeroporto e levaram-nos para casa. Tomámos um pequeno-almoço valente (2º para nós, o primeiro tinha sido às 6h quando acordámos) e seguimos para a casa onde residiu o pintor impressionista Claude Monet, em Ginervy. A casa é neste momento um museu sobre a vida e arte do pintor e tem um dos jardins mais floridos que já vimos! Como não podia deixar de ser, a tia Graça serviu de guia pessoal e privativo, desta vez com destaque para as explicações sobre cada flor :) Depois da visita almoçámos todos, já com a prima Sandrine e o François (namorado).
Na 4ªfeira passámos o dia inteiro no Parc Asterix! Tinhamos falado em visitar este parque e também o Eurodisney mas acabámos por concluir que dois parques em dois dias era muita fruta. Fica então o Mickey e o Pateta para uma próxima vez. No Parc Asterix gostaríamos de realçar duas atracções: Zeus e La Trace du Hourra. Há muitos outros que valem a pena, mas estes foram os que entrámos mais que uma vez :D Maior parte das atracções são do género Montanha-Russa, algumas molham outras não, mas valem todas a pena. Umas valem a pena mais vezes... Já agora, para os que pensarem em ir, comprem o bilhete pela net, fica mais barato ;) Mais informações no site do Parc Asterix.
O dia seguinte apresentava-se como o "Dia Eurodisney" mas nós demos a volta ao planeado e passámos o dia a andar de bicicleta pelas redondezas de Maurecourt, localidade onde residem os super-tios! É que não fizémos nada nesse dia: de manhã bicicleta junto ao Sena e Oise (dois rios) e da parte da tarde mais bicicleta e uma soneca junto a um lago, no Parc de Cergy. À noite, a convite dos tios, jantámos todos num barco com vista para a Notre Damme (família completa: nós, tios e primos incluindo o François. A Natalie, namorada do Phil, está em Madrid a estudar. Aqui ficam os nossos beijinhos para a Natalie ** Phil transmite ;)) De realçar um episódio interessante ao jantar: pedimos vinho e fui eu que tive a responsabilidade de o provar. Como eu de vinhos sou um expert disse que sim senhor, estava óptimo. Quando "a pomada" chegou aos lábios de alguém que percebe, a tia Graça, então ficou-se a saber que o vinho tresandava a rolha. Todos estavam de acordo, até eu depois de cheirar melhor. Portanto, rejeitámos o vinho e mandámos vir outra garrafa. É claro que os erros só se devem cometer uma vez e por isso mesmo... foi a tia Graça a provar a segunda garrafa. E agora é tomar nota: como provedor de vinhos sou um zero. Eu é mais para os beber...
6ªfeira fomos dar a voltinha da praxe por Paris. Para além dos locais "habituais" visitámos as "Passages" de Paris. As "Passages" são galerias com lojas no interior de edifícios. As Passages estão separadas por temas e encaixaram-se na perfeição no nosso percurso pela cidade. Percurso que terminou em Montmartre, a zona de pintores e caricaturistas perto da Basílica do Sacré Coeur. Aí, jantámos com a Stephanie, uma colega de Erasmus da Rita que está a trabalhar e viver em Paris. Depois de jantar juntou-se a nós o Phil para um copo e voilà, uma óptima soirée!!
Sábado foi um dia calmo até sairmos de casa, o que aconteceu ao fim da tarde. Fomos a Saint Germain comprar dois jogos de mesa para a Sandrine e o François: Camelot e Citadelles. O combinado era de irmos jantar a casa deles e depois logo se via o que se faria. Sugerimos que façam como nós: jantar Raclette!
É uma refeição ao estilo de fondue de queijo. Isso com uns enchidos e salada e tá feito! Depois é só repetir, repetir, repetir... e quando já não houver estômago para mais é simples: jogar Camelot e Citadelles até às 5h da manhã. Quando entretanto voltar a fome servir fondue de chocolate com morangos e banana!! E voilà, outra excelente soirée!!!
Domingo lá fomos obrigados a vir embora. Quando nos começamos a habituar à boa-vida é quando ela acaba. É o costume. Resta-nos agradacer a todos os que nos aturaram durante aqueles dias e graças aos quais passámos umas curtas mas inesquecíveis férias! :) Publicamos as fotos nos próximos dias ;)
Beijinhos a todos! Merci Muito :)
2 comments:
Vádiosssss!!!
É só laróóó!! ...e ainda por cima são bem tratados!..não querem outra coisa nehehe??.;) Toca mas é a trabalhar, senão os francius recambiam-vos para a v/terrinha!!
MUITAS BEIJOCASSS
Mammi
Eu tb acho... seus vadiosssss!! Mas eu estou... invejosaaaaaaaaaaa! a chamadar dor de cotovelo, é o que é! ahahah
Beijos!;)
Post a Comment